Oração a São Jorge Mártir

O dia 23 de Abril é o dia de São Jorge Mártir, uns dos Santos mais venerados.

Narra-se que na cidade de Selém, Líbia, havia um grande pântano, onde vivia um terrível dragão. Para aplacá-lo, os habitantes ofereciam-lhe dois cabritos, por dia e, vez por outra, um cabrito e um jovem tirado à sorte. Certa vez, a sorte coube à filha do rei. Enquanto a princesa se dirigia ao pântano, Jorge passou por ali e matou o dragão com a sua espada. Este seu gesto tornou-se símbolo da fé que triunfa sobre o mal. [1]

Os cruzados contribuíram muito para a transformação da figura de São Jorge de mártir em Santo guerreiro, comparando a morte do dragão com a derrota do Islamismo. [2]

São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”. [3]

[1][2][3]: Vaticano News

Oração a São Jorge Mártir

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que os meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam fazer-me mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz.

Oração a Santa Maria Adelaide, Santinha de Arcozelo

Oração a Santa Maria Adelaide, Santinha de Arcozelo

Nesta pagina pode encontrar a oração a Santa Maria Adelaide, também conhecida por Santinha de Arcozelo.

Nascida em Portugal em 1835, “Santa” Maria Adelaide mal podia imaginar que algum dia seria considerada santa. Embora sua santidade não seja reconhecida oficialmente pela Igreja Católica, a Santinha de Arcozelo, como é conhecida, desperta a devoção de muitos portugueses e estrangeiros que visitam a capela onde estão guardados os seus restos mortais bem preservados, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.

 

A devoção à “Santa” Maria Adelaide

Embora não esteja canonizada pela Igreja, são numerosas as pessoas que visitam o seu santuário, solicitando a mediação para obterem graças e pagando as promessas feitas em sua devoção.

Entre os ex-votos que se conservam no pequeno museu anexo, destacam-se mais de 6000 vestidos de noiva, vestidos de baptizados, comunhão, moedas e notas de mais de 25 países, peças de artesanato, cerâmicas, colares, anéis, cordões, velas, cera, próteses, cabelos cortados, relógios, camisolas de jogadores de futebol, um mundo de fotografias com a descrição de milagres e agradecimentos.

Oração a Santa Maria Adelaide, Santinha de Arcozelo

Milagrosa «Santa» Maria Adelaide (Santinha de Arcozelo):
divina chama que em tudo me esclarece,
que ilumina todos os caminhos
que me conduzem à graça de Deus,
que me dá o divino dom
de perdoar e esquecer o mal que me fazem,
ouve esta minha prece,
e concede-me a graça
de um dia merecer a glória perpétua.

Ámen.