A Beata Alexandrina de Balasar está sepultada na Igreja Paroquial de Balasar, no concelho da Póvoa de Varzim.
O túmulo da Alexandrina encontra-se à esquerda do altar-mor da Igreja Paroquial de Balasar. Para avaliar da importância da visita ao túmulo de Alexandrina, é indispensável conhecer esta promessa que Jesus lhe fez em Junho de 1946.
Prometo-te – confia – que depois da tua morte todas as almas que visitarem o teu túmulo serão salvas, a não ser que o visitem para prevalecer no pecado, abusando da grande graça que por ti lhes dei.
Para todas as que visitarem o teu túmulo se salvarem, necessitam doutras graças, que não são precisas às que o teu leito visitarem, mas por ti lhes serão dadas.
Em 2006 foi colocada junto ao túmulo da Alexandrina uma imagem que a representa. A bênção da imagem realizou-se no dia 13 de Outubro de 2006. Aproveitando a circunstância, o enquadramento do túmulo foi remodelado.
É muito linda a imagem do Imaculado Coração de Maria; é original e bem conseguida aquela cruz muito estilizada, com uma coroa de espinhos à altura da travessa horizontal, a lembrar uma recomendação da tumulada; o «livro» que cobre a sepultura foi erguido na parte posterior, o que o torna mais facilmente legível; as letras quer do livro quer da mensagem que pende na parede traseira foram douradas, proporcionando-lhes um aspecto mais artístico.
Ao lado direito foi colocado um rico relicário da Alexandrina, que contém um seu pequeno osso.
Fontes Bibilográficas:
- Site do amigos da Beata Alexandrina, consultado em 28 de Maio de 2021
- Wikipédia, consultado a 28 de Maio de 2021
- Turismo do Porto e Norte, consultado a 28 de Maio de 2021.