Oração a Nossa Senhora da Peneda

0
385
views
oração a nossa senhora da peneda

Nesta página dedico uma oração a Nossa Senhora da Peneda para que interceda por nós e nos proteja e à nossa família de todo o mal.

Oração a Nossa Senhora da Peneda

Avé, Maria, Mãe de Deus, tesouro venerado de todo o universo, luz que não se extingue,
de quem nasceu o Sol da Justiça, ceptro da verdade, templo indestrutível.

Avé, Maria, morada daquele que nenhum lugar contém, que fizeste crescer uma espiga que nunca murchará. Por ti, é abençoado, no Evangelho, aquele que vem em nome do Senhor. Por ti, a Trindade é glorificada, por ti, a Cruz é adorada no universo inteiro. Por ti, exultam os céus, por ti, a humanidade caída foi levantada. Por ti, o mundo inteiro conheceu finalmente a Verdade.

Por ti, em toda a terra, fundaram-se igrejas. Por ti, o Filho Único de Deus fez resplandecer a sua luz sobre os que estavam nas trevas, sentados na sombra da morte. Por ti, os apóstolos puderam anunciar a salvação às nações.

Como cantar dignamente o teu louvor, ó Mãe de Deus, por quem a terra inteira vibra de alegria?Nossa Senhora da Peneda, rogai por nós. Ámen.

 

Se gostou desta oração a Nossa Senhora da Peneda poderá gostar da oração a Nossa Senhora do Sameiro.

A romaria de Nossa Senhora da Peneda

A romaria de Nossa Senhora da Peneda, realizada na primeira semana de Setembro, segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprios, fazendo desta romaria a maior e a mais fascinante de todo o Alto-Minho.
Em conjunto com a essência religiosa e contemplativa, o visitante encontra de igual modo um notável e fabuloso património arquitetónico e histórico, colocando o santuário como um ponto de passagem obrigatório e um destino turístico de exceção.
Com raízes na Idade Média, o culto a Nossa Senhora consolidou-se, em definitivo, a partir do século XVIII com a edificação de verdadeiras joias artísticas e arquitetónicas, como o templo-igreja principal, o escadório das virtudes, o terreiro dos evangelistas ou o monumental escadório e as suas 20 capelas temáticas, antecedido pelo belíssimo largo do Anjo S. Gabriel, que recebe e guia os romeiros na  sua estadia no santuário. [1]

Aparição da Senhora da Peneda

Conta-se que a Senhora da Peneda apareceu em cinco de Agosto de 1220 a uma pastora que guardava, por entre aquelas penedias, algumas cabras. A Senhora apareceu-lhe em forma de uma pomba branca voando ao redor dela e, pediu-lhe que dissesse aos do seu lugar da Gavieira para lhe edificarem naquele lugar uma ermida; a pastorinha falou aos seus pais, da Senhora, mas sem efeito, porque não lhe deu crédito.

Noutro dia, voltando a pastorinha com as suas cabras por aquelas mesmas paragens, lhe tornou a aparecer a mesma Senhora na mesma lapa, não como na primeira vez, em forma de pomba (como ela referia) mas na forma em que hoje se vê, e lhe disse: filha, já que te não querem dar crédito ao que eu mando, vai ao lugar de Roussas (que fica na mesma freguesia de Gavieira, no mesmo termo do concelho de Soajo) onde está uma mulher entrevada há dezoito anos e diz aos moradores do lugar que tragam à minha presença, para que ela fique de perfeita saúde, e assim te darão crédito ao que eu te ordeno. Assim o fez a venturosa pastorinha, e trouxe a mulher que se chamava Domingas Gregório. Tanto que esta chegou à vista daquela Sagrada Imagem da Rainha dos Anjos, logo alcançou uma perfeita saúde e ficou livre e sã de todos os males que padecia, louvando a Virgem Senhora pelo singular benefício que lhe havia feito. [2]

Referência bibliográfica e fontes:

[1] Diocese de Viana do Castelo

[2] Página facebook.com/PENEDAGERESPORTUGAL/ consultada em 14-5-2021