Oração do Credo Católico

A Oração do Credo Católico é  a oração mais completa com a qual mostramos, de forma inequivoca, o nosso amor por Deus.

Com a Oração do Credo Católico afirmo de forma segura que eu Creio em um só Deus, o pai todo poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Com a Oração do Credo faço a minha profissão de fé onde assumo publicamente os meus valores católicos , a minha fidelidade à Igreja Católica e o meu amor por Deus.

Oração do Credo Católico

Creio em um só Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.

Creio na Igreja, una, santa, católica e apóstolica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir.

Amém.

Oração do Credo Católico - Um menina a ler a biblia

A força da Oração do Credo Católico

Quando a dor e a fraqueza bate em nossa porta, é normal ficarmos sem animo e sem forças para lutar. É nesses momentos que devemos rezar com muita fé a Oração do Credo e voltar o nosso rosto para Deus Todo Poderoso.

Quando chegamos ao abismo, a primeira coisa que nos acontece é esquecermos Deus, pois há o desespero dentro de nós. Lembro-me do Papa Bento XVI que, certa vez, pediu-nos para rezarmos a oração do Credo Católico constantemente, para nos fazer compreender e confiar por meio do “Eu Creio”.

Queridos irmãos e irmãs,

Neste Ano da fé, hoje gostaria de começar a meditar convosco sobre a  Credo [Oração do Credo Católico], ou seja, sobre a solene profissão de fé que acompanha a nossa vida de fiéis. O Credo [Oração do Credo Católico] começa assim: «Creio em Deus». É uma afirmação fundamental, aparentemente simples na sua essencialidade, mas que abre ao mundo infinito da relação com o Senhor e com o seu mistério. Acreditar em Deus implica adesão a Ele, acolhimento da sua Palavra e obediência jubilosa à sua revelação.

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, «a fé é um acto pessoal, uma resposta livre do homem à proposta de Deus que se revela» (n. 166). Portanto, poder dizer que se crê em Deus é um dom — Deus revela-se, vem ao nosso encontro — e, ao mesmo tempo um compromisso, é graça divina e responsabilidade humana, numa experiência de diálogo com Deus que, por amor, «fala aos homens como a amigos» (Dei Verbum,2), fala-nos a fim de que, na fé e com a fé, possamos entrar em comunhão com Ele.

Onde podemos ouvir Deus e a sua palavra? É fundamental a Sagrada Escritura, onde podemos ouvir a Palavra de Deus que é alimento para a nossa vida de «amigos» de Deus. A Bíblia inteira narra o revelar-se de Deus à humanidade; toda a Bíblia fala de fé e ensina-nos a fé, narrando uma história em que Deus faz progredir o seu desígnio de redenção, tornando-se próximo de nós, homens, através de muitas figuras luminosas de pessoas que acreditam nele e a Ele se confiam, até à plenitude da revelação no Senhor Jesus.

Papa Bento XVI sobre a Oração do Credo Católico

Se você está passando por uma situação de desespero, reze a Oração do Credo Católico várias vezes por dia e repita também estas palavras:  “Eu creio. Eu creio. Eu creio”.

Você verá que a esperança crescerá de novo dentro de si e terá mais força para aguentar o problema, até ele passar.

Como rezar a Oração do Credo Católico

Jesus diz em Mateus 6:5-6: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas, pois que apreciam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem admirados pelos outros. Com toda a certeza vos afirmo que eles já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente”.

Antes de fazer a Oração do Credo Católico, encontre um quarto ou um espaço privado onde você possa ficar sozinho, e faça a Oração do Credo  para Deus, sem vaidade e sem nenhuma falsidade, apenas sinta o conforto da presença de Deus, que te vê em segredo.

Não se esqueça de espalhar a palavra do Senhor e compartilhe a Oração do Credo Católico!

  ♥ Se gostou desta oração do Credo reze também a oração do Pai Nosso ♥