Oração a São Bento da Porta Aberta (São Bentinho)

Procura uma Oração a São Bento da Porta Aberta para conseguir um milagre?

A devoção a São Bentinho tem uma forte expressão no Norte de Portugal, onde existe, em Terras de Bouro, no Gerês, o Santuário de São Bento da Porta Aberta. Conheça a Oração a São Bento da Porta Aberta, que demonstra a forte devoção que os portugueses tem por este Santo.

Milhares de peregrinos e devotos invadem ao longo de todo o Verão o recinto do Santuário de S. Bento da Porta Aberta, situado à entrada da serra do Gerês, para o pagamento das mais variadas promessas pelos milagres realizados e rogar por novas benesses àquele que é tido como o maior santo milagreiro do Norte do País.

Oração a São Bento da Porta Aberta

Ó glorioso patriarca São Bento,
que abandonaste o Mundo e foste para o deserto,
entregando-vos todo a Deus
e servindo-O sempre com espírito de penitência e santa pureza,
que agora encheis o Mundo com os prodígios
da vossa intercessão,
obtende-me do Senhor (fazer o pedido),
se for para a maior glória de Deus
e salvação da minha alma;
mas dai-me, sobretudo,
um espírito de mortificação e conformidade
com a vontade do Senhor,
ajudai-me a vencer as tentações para que,
imitando as vossas virtudes na Terra,
consiga glorificar convosco
a Trindade Santíssima no Céu.
Assim seja.

Rezar, depois, três Pai- Nossos, três Avé-Marias e três Glória ao Pai.

Esta oração a São Bento da Porta Aberta é da autoria do Arcebispo António Primaz, em 1946.

 

Milagres de São Bento da Porta Aberta

A extracção de cravos e outras doenças de pele tornou popular o antigo bispo e fundador da Ordem beneditina, mas hoje o povo atribui a sua intervenção em toda a espécie de situações, desde o ‘mal ruim’ – como o povo chama a tumores – e outras doenças do organismo humano, até problemas profissionais e familiares. O espaço de culto que se desenvolveu junto à albufeira da Caniçada, no concelho de Terras de Bouro, fica literalmente invadido de cravos, mas há também quem ali acorre levando figuras em cera, produtos agrícolas (galinhas, ovos e azeite), sal, objectos em ouro e avolumadas quantias em dinheiro, além das ofertas de bens imóveis, como terrenos. Há ainda uma coisa que todo o devoto sente necessidade de fazer sempre que vai a S. Bentinho, conforme carinhosamente o povo chama ao seu padroeiro eleito: beijar a imagem do santo e passar a mão ou um lenço pela estátua, para depois se benzerem. “É um rito que faço sempre que cá venho, para ter a sua bênção”, explicou Aurora Gomes, com uma fé inabalável na intervenção do santo na sua vida e na dos seus familiares.

O santuário de São Bentinho da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário católico português, localizado na Serra do Gerês, em Terras de Bouro. Teve a sua origem em 1615, com a construção de uma pequena ermida.

O atual santuário é do final do século XIX. Iniciou-se a sua reconstrução em 1880 e concluiu-se em 1895. A designação de São Bento da Porta Aberta deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.

Já nos finais do século XX foi construída uma igreja nova, de arquitetura moderna, ao lado do santuário, permitindo assim receber um maior número de crentes.

Anualmente 2,5 milhões de peregrinos visitam o Santuário, sendo o segundo maior santuário português, depois de Fátima, apesar de não apresentar uma situação geográfica favorável, e os acessos  serem difíceis.

Em Março de 2015 o santuário de São Bento da Porta Aberta foi elevado, pleo Papa Francisco, a basílica menor, na comemoração dos 400 anos da sua construção.

 

Obrigado São Bentinho da Porta Aberta por seres sempre o meus apoio nos momentos de maior dificuldade. Por ti rezo esta oração a São Bento da Porta Aberta para que continues sempre presente na minha vida de fé.

 

 ♥ Se gostou da  Oração a São Bento da Porta Aberta veja também a mais bonita oração de Santo António.